Passar para o Conteúdo Principal Top
menu

imagem

Uma vegetação de extraordinária importância...

 

No Parque Natural da Arrábida a diversidade botânica resulta do relevo acidentado que proporciona microclimas diferenciados e uma característica peculiar, o chamado efeito de mosaico: pequenas superfícies de cada formação vegetal.

As floras marcadamente atlânticas e mediterrânicas encontram-se muitas vezes contíguas e a sua transição verifica-se, por vezes, bruscamente, ao passar uma linha de alturas ou o limite de formações geológicas distintas.

 

flor  abelha  orquidea

 

Espécies únicas no país que só se encontram na Arrábida...

 

A fauna da Arrábida caracteriza-se também por uma enorme diversidade, estando registadas 213 espécies de vertebrados, entre as quais 8 anfíbios, 16 répteis, 154 aves e 35 mamíferos.

Aves peculiares poderão avistar-se como a Águia de Bonelli, que tem nesta região o único local de nidificação na costa portuguesa, o Bufo-real e o Falcão-peregrino.

A Arrábida é também um importante abrigo de criação de morcegos, onde tem especial relevo o Morcego-de-peluche, e tem identificadas cerca de 300 espécies de borboletas, mais de 450 espécies de insetos e cerca de 100 espécies de araneídeos.

  

texugo  cegonha  roxo  bufo real

branco  raposa  borboleta  roxo

imagem Facebook - Palmela Conquista Instagram Youtube Issuu Município Palmela linha AMRS SPD