Passar para o Conteúdo Principal Top
menu

imagem

Palmela Terra Mãe de Vinhos

 

Palmela, Terra de Vinhos únicos e de qualidade ímpar. Com fortes raízes vitivinícolas, Palmela associa ao trabalho árduo na terra, saberes ancestrais e segredos vinícolas que perduram e passam de geração em geração. Este legado vivo tem valido ao território e aos seus produtores uma panóplia de prémios e conquistas alcançadas em concursos nacionais e internacionais.

Grande parte da história de Palmela está profundamente ligada à sua importância enquanto território vitivinícola. Desde os tempos mais remotos que se pratica a cultura da vinha, visto a Região reunir as condições de solo e clima adequadas para a produção de grande variedade de vinhos.

De qualidade certificada e aroma inconfundível, os vinhos de Palmela diferenciam-se entre o tinto, branco e moscatel. Nos tintos, é a casta Castelão (“Periquita”) que predomina, dando origem a vinhos encorpados, de cor intensa e aroma cheio, com toques de frutos secos e especiarias.

Os brancos derivam de castas como Fernão Pires e Moscatel de Setúbal, com boa estrutura e aroma frutado. As castas Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo dominam nos vinhos generosos, para oferecer o centenário “Moscatel de Setúbal”.

Em 2009, Palmela foi eleita Cidade do Vinho. A distinção foi atribuída pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, na sequência de uma candidatura ao título, aberta à participação dos 80 municípios associados.

A diversidade de eventos anuais dedicados à cultura do vinho, promovidos no concelho e consolidados no panorama cultural da região, as parcerias estabelecidas e a relação estreita entre o Município, o movimento associativo e os produtores vitivinícolas - verdadeiros protagonistas desta atividade económica - foram determinantes para a escolha unânime de Palmela enquanto Cidade do Vinho para esse ano.

Já em 2012, Palmela foi eleita Cidade Europeia do Vinho pela RECEVIN, a Rede Europeia de Cidades do Vinho.

Palmela foi, desta forma, a primeira Capital Europeia do Vinho numa iniciativa que passou a ter caráter anual. Este título constituiu um importante contributo para, mais uma vez, alargar a notoriedade e o prestígio dos vinhos de Palmela e da região.

O trabalho de parceria desenvolvido entre a autarquia, os produtores e as várias entidades ligadas ao sector, o vasto calendário de eventos relacionados com a vitivinicultura e, claro, a qualidade comprovada dos vinhos, foram fatores decisivos para esta eleição.

Atualmente, Palmela constitui-se como símbolo de uma região vitivinícola rica e diversificada, em que o vinho assume-se como um eixo importante de desenvolvimento e de qualidade de vida.

Os motivos para visitar o concelho de Palmela são mais que muitos e tentadores. Consulte o calendário de eventos e deixe-se conquistar por esta Terra Mãe de Vinhos.

Palmela-Terra-Mae-Vinhos

imagem Facebook - Palmela Conquista Instagram Youtube Issuu Município Palmela linha AMRS SPD