Passar para o Conteúdo Principal Top
menu

imagem

roteiro medieval: 1 dia na Vila de Palmela

 

MANHÃ

Castelo de Palmela

Monumento nacional desde 1910, mas cuja história se perde no tempo. Importante reduto árabe, desde o século VIII, o Castelo de Palmela foi conquistado por D. Afonso Henriques em 1147 e 1165. Entre o século XV e o século XIX, foi a sede da Ordem de Santiago, em Portugal. No seu interior destacam-se as galerias do Museu Municipal de Palmela, a Igreja de Santiago, a Torre de Menagem, o Espaço de Transmissões Militares, a Casa Capelo e as ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo, bem como o antigo convento da Ordem de Santiago, transformado em Pousada desde os anos 70 do século XX.

Parque Venâncio Ribeiro da Costa

Perto do Castelo o aprazível parque (datado da 1ª metade do século XX) convida a um passeio por entre o verde da encosta.

Paços do Concelho

Nas imediações do parque, aprecie o exterior do edifício dos Paços do Concelho (séc. XVII / XVIII) onde se destaca a galeria arqueada e a torre sineira.

Igreja de S. Pedro

É a igreja Matriz de Palmela e data do século XVI. No seu interior destaca-se um notável revestimento azulejar do período Barroco, que representa cenas da vida do orago, S. Pedro.

Praça Duque de Palmela

Neste pitoresco largo, em pleno Centro Histórico de Palmela, pode apreciar o Pelourinho (datado de 1645) e a Igreja da Misericórdia (séc. XVI) com as paredes revestidas a azulejos do século XVII e o altar-mor em talha joanina.

 

ALMOÇO

Na vila de Palmela tem uma variedade de espaços que convidam a uma pausa para retemperar forças e provar as iguarias da região.
Mais informações aqui.

  igrejasaopedro  pacosdoconcelho  pelourinho  chafariz

  casamae  cineteatro  coreto  candeeiro

 

TARDE

Centro Histórico

Continuando o passeio não deixe de apreciar algumas fachadas, recantos, becos e ruas íngremes, que fazem parte do traçado medieval da vila. Descubra o comércio tradicional, os miradouros, as fachadas floridas, os gatos nas janelas e outros aspetos pitorescos que só se descobrem quando se percorrem as ruas a pé.

Deixamos-lhe algumas sugestões para descobrir a pé o Centro Histórico de Palmela:

- Rua Hermenegildo Capelo (uma das principais ruas do Centro Histórico)
- Largo do Mercado (visite o Espaço Cidadão com as exposições temporárias)
- Largo da Boavista (com o seu miradouro e o painel de azulejos alusivo às 4 Estações do Ano, da autoria de Andreas Stöcklein, pintado em 1989)
- Rua do Passadiço
- Miradouro do Terreiro
- Chafariz D. Maria I (datado de 1792)

Para a última parte do passeio, vá até ao Largo S. João Baptista, onde poderá apreciar:
- Coreto (construído em 1924)
- Cine-Teatro S. João (da autoria do arquiteto Willy Braun e do engenheiro Pedro Cavallieri, foi mandado construir por Humberto Cardoso e inaugurou no dia 26 de julho de 1952)
- Biblioteca Municipal de Palmela (edifício de 1928 que albergou uma antiga escola primária, foi renovado e adaptado a biblioteca, reabrindo ao público a 16 de abril de 2005)

A melhor maneira de terminar este dia de passeio em Palmela é na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, uma antiga adega da década de 40, reabriu no ano 2000 como espaço de enoturismo, onde se pode provar os vinhos da região, adquirir produtos regionais, marcar visitas a adegas.

 

palmela

 

 

 

 

imagem Facebook - Palmela Conquista Instagram Youtube Issuu Município Palmela linha AMRS SPD