Passar para o Conteúdo Principal Top
menu

imagem

Pinhal Novo

 

Uma vila muito simpática para passear a pé, outrora a maior vinha do país, justifica um olhar mais atento e reserva algumas surpresas.

Comece por visitar o centro da vila, percorrendo as ruas da baixa e o Largo José Maria dos Santos. Usado como recinto de mercado e feira de gado desde finais do século XIX, alberga uma Capela, o Coreto de 1927, em pedra lioz e mármore, e, ferro forjado, o Museu A Estação onde se destacam os painéis de azulejos de 1938, recordando a paisagem e o quotidiano da vida rural, e a Torre de Sinalização e Manobra, classificada como Monumento de Interesse Municipal, em 2002.

No jardim central da vila, desperte o olhar para os pormenores decorativos.

 

jardim

 

O Mercado Caramelo - Mercado à Moda Antiga e as Festas Populares de Pinhal Novo animam a Vila, evocando a cultura caramela e as lembranças de uma vida ferroviária que, durante décadas, foram marcos de desenvolvimento da freguesia. Ocasiões ideais para saborear a tradicional Sopa Caramela, trazida pelos trabalhadores rurais provenientes da Beira Litoral e Baixo Mondego, que se deslocavam para as propriedades agrícolas da região.

Espetáculos, desfiles, provas desportivas, exposições e muita animação estão garantidos.

 

mercado  branco  mercado  verde    

mercado  mercado  verde  mercado    


Saiba mais no Guia Turístico de Palmela.

imagem Facebook - Palmela Conquista Instagram Youtube Issuu Município Palmela linha AMRS SPD