Passar para o Conteúdo Principal Top
menu

imagem

roteiro território: 2 dias pelo concelho de Palmela 

 

Roteiro circular com início no incrível Castelo de Palmela, para percorrer o vasto território com paragem em 10 pontos de interesse. 

Longe de tudo e perto do essencial, os imperdíveis do território contemplam a diversidade paisagística, as raízes culturais, os bons sabores da terra, os vinhos premiados. E natureza a perder de vista!

Se gosta de tecnologia, percorra esta rota com a APP Portugal por Dentro e tenha acesso a toda a informação gratuitamente e sem recurso a dados móveis.

 

DIA 1 

» MANHÃ

Comece o dia no Castelo de Palmela, e inspire-se neste local que foi Sede da Ordem dos Cavaleiros de Santiago durante 4 séculos. Desça até à Casa Mãe da Rota de Vinhos, loja dos melhores vinhos e moscatéis da região, e de produtos regionais, e ponto de informação enoturística.

Programe-se para estar à hora do almoço perto da Janela da Arrábida – Espaço Fortuna, olaria e loja de artesanato e cerâmica local com esplanada e restaurantes. Está em Quinta do Anjo, terra de queijarias e de pão caseiro de grande qualidade, absolutamente delicioso com manteiga de ovelha local. O centro desta aldeia de tradição rural, famosa pela produção de Queijo de Azeitão DOP, Licor Arrabidine, vinhos e doces regionais, fica a 5 minutos.

» TARDE

Siga até à Vila de Pinhal Novo e estacione perto do jardim central para apreciar o Coreto de 1927, e visitar o Museu A Estação (na antiga estação ferroviária) onde se destacam os painéis de azulejos de 1938 recordando a paisagem e o quotidiano da vida rural. Daqui até ao emblemático Museu da Música Mecânica são 8 minutos. Um edifício de arquitetura peculiar guarda uma coleção privada composta por centenas de peças em funcionamento, que datam desde o final do séc. XVIII.

Jante num dos restaurantes próximos e opte por pernoitar nas imediações de Fernando Pó.

 

 

territorio  territorio  territorio  territorio   

territorio (9)  territorio  territorio  territorio

 

DIA 2

» MANHÃ

Inicie a jornada em pleno território vinhateiro. Fernando Pó conserva uma profunda ligação ao mundo rural, avistando-se grandes herdades rurais, vastas extensões de montado de sobro e centenas de hectares de vinhas que são origem a néctares de grande qualidade.

Aproveite a paz envolvente para caminhar nos Jardins de Vinhas. Percurso pedestre marcado pelo silêncio, contemplação e poesia quando o olhar se detém sobre as cores das videiras. Ao longo do percurso tem informação sobre as castas e passa por adegas prestigiadas além-fronteiras, onde se provam os melhores néctares e fazem visitas guiadas.

» TARDE

Depois do almoço, vale a pena visitar o monumental Sobreiro Assobiador de Águas de Moura que deve o seu nome às inúmeras aves que chilreiam entre os seus ramos. Tido como o maior e mais antigo do mundo, foi plantado em 1783 e recebeu o prémio Árvore Europeia do Ano em 2018. Em 1991 o seu descortiçamento resultou em 1200 kg de cortiça, o equivalente a cem mil rolhas!

Regresse ao ponto de partida em direção ao Centro Histórico da Vila de Palmela percorrendo as ruas de cariz medieval, enquanto aprecia elementos da arquitectura em ferro forjado e azulejos com cenas da vida quotidiana da vindima. O edifício dos Paços do Concelho, a Igreja de São Pedro e o Pelourinho merecem especial atenção.

 

Termine esta viagem assistindo a um magnífico pôr-do-sol!

São nove os Miradouros que rodeiam a Vila com paisagens absolutamente incríveis, que se estendem do Parque Natural da Arrábida, à Costa Alentejana, à cidade de Lisboa, e, em dias de claro horizonte, à Serra de SintraImperdível!

Para o jantar e pernoita, a vila dispõe de uma oferta excelente.  

imagem Facebook - Palmela Conquista Instagram Youtube Issuu Município Palmela linha AMRS SPD