Passar para o Conteúdo Principal Top
menu

imagem

Qualidade e Tradição

 

É na Quinta do Anjo que se encontram a maior parte dos produtores que garantem a qualidade exigida pela Região Demarcada do Queijo de Azeitão. De produção artesanal, com duração média de 45 dias, paladar requintado e único, constitui um dos mais apreciados queijos de ovelha nacional. 

O Queijo de Azeitão deve ser consumido às fatias, saboreando a pasta mole junto com a sua casca natural! A casca é parte integrante do queijo, à qual nenhum produto foi adicionado, sendo a sua textura diferente o resultado do amadurecimento em contacto com o ar. Uma delícia...

A origem e o segredo vieram das Beiras há dois séculos, em 1830, pela mão de Gaspar Henriques de Paiva, que chegou a Azeitão para se dedicar à agricultura. Trouxe ovelhas leiteiras, de lã preta e raça bordaleira e todos os anos mandava vir um queijeiro da sua terra para fabricar queijos do tipo “Serra”.

Mais tarde partilhou os ensinamentos com as gentes da vila e do povoado vizinho, que se foi transmitindo a sucessivas gerações de queijeiros-artesãos que deram a fama ao tão apreciado Queijo de Azeitão.

   fotossaborear__3_


 

Visite o Museu do Ovelheiro, local onde se realiza o Festival Queijo, Pão e Vinho, uma das melhores montras a nível nacional que reúne a excelência dos produtos regionais. Durante três dias tem oportunidade para provar todo o tipo de queijos – amanteigados, curados ou frescos, requeijão –, e a soberba manteiga de ovelha, assim como vinhos regionais e uma grande diversidade de bolos caseiros, num certame que reúne produtores e entidades da região.

Saiba como se produzem saborosas referências da gastronomia local, na reportagem Queijo de Azeitão e Manteiga de Ovelha.

 

ovelha - Cópia  laranja  produtores  laranja

branco  venda  queijopaovinho  caixa 

imagem Facebook - Palmela Conquista Instagram Youtube Issuu Município Palmela linha AMRS SPD